Atualmente, as empresas de tecnologia enfrentam um paradoxo na disputa pela casa do futuro. De um lado, a automação residencial requer sistemas inteligentes capazes de se comunicar e que possam programar a iluminação da residência, ligar eletrodomésticos e até realizar pedidos de compra para o supermercado mais próximo. Do outro lado, entretanto, cada empresa busca impor seu próprio padrão tecnológico aos demais concorrentes, o que apenas atrapalha a integração dos produtos e serviços. Diante deste cenário de mercado, fica evidente a necessidade de ampliar o leque de profissionais capazes de desenvolver sistemas dessa natureza para quem sabe, em um futuro próximo, tenhamos dispositivos automatizados com uma maior integração e um menor custo de aquisição. Nesse contexto, esse trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema de automação residencial em escala reduzida para ser utilizado nas áreas de ensino e pesquisa da domótica em escolas dos níveis médio e técnico. Para operacionalizar esse sistema, fez-se necessária a construção de uma maquete da uma residência totalmente automatizada. O projeto consistiu na programação de um aplicativo para celular, através do qual o usuário pode gerenciar a iluminação, segurança e até o consumo de água e energia da residência. Os resultados do projeto se mostraram bastante animadores, tanto no âmbito tecnológico, como no que tange a didática do ensino-aprendizagem nesta área de conhecimento.