Nas últimas décadas, urge a necessidade de convergência entre os currículos escolares e as inovações tecnológicas que permeiam nosso dia-a-dia. Nossos alunos, nascidos em pleno século XXI, se veem imersos em um mundo extremamente tecnicista em todos os nichos da sociedade. No entanto, a escola ainda se mostra reticente em incorporar essas tecnologias em sua práxis de educar e socializar o indivíduo, mantendo sua estrutura tradicional e muitas vezes antiquada, valendo-se ainda de teorias pedagógicas pouco eficazes frente a currículos obsoletos. Por isso, inúmeras iniciativas têm ocorrido no sentido de aproximar essas novas tecnologias no processo educacional. Aliado a isso, torna-se imperativo repensar práticas e currículos para que o ambiente escolar não se torne ultrapassado, gerando desmotivação para alunos e professores. Assim, novas estratégias na área de ensino vêm tentando estreitar os laços entre os currículos escolares e a realidade desse mundo moderno repleto de tecnologia por toda a parte. Uma destas estratégias baseia-se na utilização da robótica aplicada à educação, a qual pode em muito contribuir para a motivação, autonomia e raciocínio lógico dos discentes. No Brasil é notória a evolução qualitativa e quantitativa de projetos desenvolvidos que utilizam a robótica como ferramenta de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho possui como foco a proposta de um kit de robótica educacional de baixo custo. Para isso, este projeto se propõe a normatizar uma série de componentes (microcontroladores, chassis, rodas, motores, reduções, baterias, sensores e atuadores), bem como desenvolver estratégias a partipação de competições de Robótica Educacional, tal quais a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com isso, espera-se conseguir disseminar a robótica, fazendo com que os alunos do IFRN possam melhorar o seu rendimento escolar através do contato com essa área promissora de conhecimento.