Criação de dispositivos domóticos utilizando tecnologias open-source de baixo custo

Atualmente, a questão habitacional não se traduz apenas em moradia para o ser humano, mas sim em uma exigência de qualidade que vai além do simples aproveitamento, iluminação e ventilação dos espaços. Nesse escopo, a automação residencial, também conhecida como domótica, vem se mostrando bastante interessante no que tange o aumento na eficiência energética, segurança, comodidade e qualidade de vida. Porém, para tal objetivo ser alcançado, faz-se necessária a integração das novas tecnologias existentes no mercado. O microcontrolador Arduino vem sendo bastante utilizado devido ao seu baixo custo, praticidade e versatilidade, além do fato de possuir centenas de sensores no mercado, o que possibilita que o mesmo seja utilizado na automação de uma infinidade de processos. Uma vez realizada a automatização de um processo, este deverá ser controlado, o que poderá ser feito remotamente por meio de dispositivos móveis, tais como tablets e smartphones. O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis criados há pouco tempo, mas que já figura como um dos mais promissores SOs para celular. Assim, o presente projeto consiste na utilização das tecnologias supracitadas para a automatização de baixo custo de residências, a fim de possibilitar que o morador obtenha total controle de seu ambiente, tais como iluminação, climatização e multimídia.Desta forma, com intuito de validar este projeto de automação, os dispositivos desenvolvidos serão instalados e testados à exaustão em um laboratório de pesquisa do campus Natal-Central.

Status

Em andamento

Coordenação

Participantes

Allyson Amilcar
João Moreno

Membros

Allyson Amilcar

João Moreno

Notícias

VER TODAS
20 de fevereiro de 2025

“IFRN: O JOGO” SE DESTACA NA EXPOTEC 2025

O projeto tem como objetivo divulgar e ensinar sobre os campi do instituto através de um jogo digital.  A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec)…
Leia mais
16 de janeiro de 2025

Um novo começo: IFRN promove experiência prática em programação com EmbarcaTech Hands-On

Alunos de Currais Novos e Natal receberam placas SDK BitDogLab, um kit de desenvolvimento essencial para o aprendizado em sistemas embarcados. Moisés Braz queria aperfeiçoar…
Leia mais