12/03/2024
Inovação em Foco: Reunião de Planejamento 2024 do LAICA

Em uma atmosfera de inovação e colaboração, o Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA) realizou, no último dia 26 de fevereiro, sua reunião de planejamento para o ano de 2024. Sob a liderança do Professor João Moreno Vilas Boas, o encontro delineou os novos rumos e projetos que prometem agitar o cenário acadêmico e de pesquisa.

O ponto de partida da reunião foi a apresentação dos polos do LAICA, destacando-se o polo NIT, localizado no campus Natal Central, o polo de Educação a Distância (EaD), no campus Natal Zona Leste, e o novo polo Seridó, que se prepara para iniciar suas atividades no campus Currais Novos. A expansão dos polos evidencia o crescimento e a diversificação do LAICA, reforçando seu compromisso com a pesquisa de ponta em diversas áreas.

Além disso, o encontro foi marcado pela integração de dois novos pesquisadores ao grupo: Clauber Bezerra, no polo EaD, e Danilo Cortez, no polo Seridó. Sua chegada ao LAICA simboliza a constante renovação e o enriquecimento do corpo acadêmico do laboratório.

Dentre os tópicos abordados, destaca-se a discussão sobre os editais vigentes nas áreas de pesquisa, extensão e ensino. O Professor João Moreno enfatizou a importância de cada membro do grupo delinear seu planejamento anual e definir os projetos a serem submetidos, alinhando-se às oportunidades e desafios do ano.

Membros da reunião do LAICA

Projetos Inovadores para 2024

A reunião foi também palco para a apresentação de projetos promissores para 2024, abrangendo pesquisa, extensão e ensino:

• Pesquisa: Lançamento de um aplicativo móvel para o Moodle e a implantação de um plugin de frequência no Moodle, visando otimizar a gestão do aprendizado e a interação entre alunos e professores.
  • Extensão: Entre as iniciativas, destacam-se a atualização do advertising game “IFRN o Jogo”, a produção de vídeos tutoriais para o Moodle 4.0, e a expansão da base de dados da “Central de Ajuda EaD”, projetos que visam enriquecer a experiência educacional dos alunos do IFRN.
  • Ensino: No âmbito do ensino, o LAICA pretende engajar-se em torneios de Robótica Educacional, incentivando a participação de alunos dos cursos técnicos e fomentando a permanência e o sucesso acadêmico através da inovação e da tecnologia.

Por fim, foram sugeridas adequações nas linhas de pesquisa do grupo, visando alinhar os esforços de pesquisa às novas diretrizes e necessidades emergentes.  A reunião de planejamento do LAICA para 2024 sinaliza um ano de grandes expectativas e realizações, reafirmando o compromisso do laboratório com a excelência em pesquisa, extensão e ensino.