A participação em competições de robótica educacional como forma de melhoria no rendimento acadêmico

Nas últimas décadas, urge a necessidade de convergência entre os currículos escolares e as inovações tecnológicas que permeiam nosso dia-a-dia. Nossos alunos, nascidos em pleno século XXI, se veem imersos em um mundo extremamente tecnicista em todos os nichos da sociedade. No entanto, a escola ainda se mostra reticente em incorporar essas tecnologias em sua práxis de educar e socializar o indivíduo, mantendo sua estrutura tradicional e muitas vezes antiquada, valendo-se ainda de teorias pedagógicas pouco eficazes frente a currículos obsoletos. Por isso, inúmeras iniciativas têm ocorrido no sentido de aproximar essas novas tecnologias no processo educacional. Aliado a isso, torna-se imperativo repensar práticas e currículos para que o ambiente escolar não se torne ultrapassado, gerando desmotivação para alunos e professores. Assim, novas estratégias na área de ensino vêm tentando estreitar os laços entre os currículos escolares e a realidade desse mundo moderno repleto de tecnologia por toda a parte. Uma destas estratégias baseia-se na utilização da robótica aplicada à educação, a qual pode em muito contribuir para a motivação, autonomia e raciocínio lógico dos discentes. No Brasil é notória a evolução qualitativa e quantitativa de projetos desenvolvidos que utilizam a robótica como ferramenta de ensino. Nesse contexto, o presente trabalho possui como foco a proposta de um kit de robótica educacional de baixo custo. Para isso, este projeto se propõe a normatizar uma série de componentes (microcontroladores, chassis, rodas, motores, reduções, baterias, sensores e atuadores), bem como desenvolver estratégias a partipação de competições de Robótica Educacional, tal quais a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR). Com isso, espera-se conseguir disseminar a robótica, fazendo com que os alunos do IFRN possam melhorar o seu rendimento escolar através do contato com essa área promissora de conhecimento.

Status

Em andamento

Coordenação

João Moreno

Participantes

Allyson Amilcar
Ivanilson França
Sarah Thomaz

Membros

Allyson Amilcar

Ivanilson França

Sarah Thomaz

Notícias

20 de junho de 2024

Curso sobre “Fundamentos das Plataformas de Sensoriamento Inteligente” é ofertado no IFRN

Em parceria com o Centro de Competência Embrapii VIRTUS em Hardware Inteligente para a Indústria (VIRTUS-CC) e o Laboratório de Pesquisa Laica  Cerca de 50…
Leia mais
12 de março de 2024

Inovação em Foco: Reunião de Planejamento 2024 do LAICA

Em uma atmosfera de inovação e colaboração, o Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA) realizou, no último dia 26 de fevereiro, sua reunião de…
Leia mais