VII Secitex: apresentação das tecnologias e inovações que têm transformado o estado

A Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão do IFRN contou com a participação do LAICA na arena de robótica e ações do EmbarcaTech.

23 de outubro de 2025

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu na última semana (dias 14, 15 e 16 de outubro) a sétima edição da Semana de Ciência, Tecnologia e Extensão (Secitex). O Laboratório Allyson Amílcar Angelus marcou presença no evento com um espaço destinado à apresentação de trabalhos dos residentes do EmbarcaTech e do professor Erick Bergamini,  e  outro com a equipe Tiger competindo na olimpíada de robótica. 

“A participação do LAICA na VII Secitex foi marcada por uma intensa integração entre ensino, pesquisa e extensão, refletindo o compromisso do laboratório com a formação prática e inovadora de seus estudantes.” compartilhou o diretor do LAICA, João Moreno. 

A Secitex reúne estudantes, servidores e a sociedade para apresentar o conhecimento que está sendo produzido dentro do IFRN, bem como o impacto social e tecnológico que têm resultado dessas ações. Ela é o maior evento acadêmico-científico e cultural da instituição e acontece desde 2015, contando com a participação do LAICA desde sua primeira edição.

Este ano, o evento deu protagonismo à Zona Norte da capital potiguar ao realizar suas atividades no Campus Natal – Zona Norte e no Partage Norte Shopping. 

LAICA na Apresentação de trabalhos 

A primeira participação do LAICA na Secitex 2025 foi na Mostra Tecnológica com a apresentação do projeto de pesquisa  “Produção de Narrativas e Quests para o jogo digital ‘IFRN: O Jogo’ como ferramenta de divulgação institucional”, orientado pelo professor Erick Bergamini. 

O laboratório contou ainda com dois espaços: um para apresentação de trabalhos e outro para a competição de robótica. 

As apresentações de trabalhos ficaram por conta dos residentes do EmbarcaTech, que expuseram o que tem sido feito para solucionar os desafios propostos pelas empresas no programa voltado para Sistemas Embarcados. 

O EmbarcaTech é uma capacitação desenvolvida pela Softex em parceria com diversas instituições que tem como principal objetivo formar mão de obra qualificada em tecnologias de Sistemas Embarcados e aplicações em Internet das Coisas, com o propósito de contribuir com a inovação e com o desenvolvimento regional. No Rio Grande Norte, o programa tem sido implementado pelo LAICA nos polos de Currais Novos e Natal-Central. 

“Estar na Secitex, um evento de tecnologia em que o IFRN traz ao público geral aquilo que está sendo desenvolvido dentro das instituições, nos permite trazer o EmbarcaTech e a importância que um programa como esse tem no desenvolvimento tecnológico e científico local”, disse o vice-líder do laboratório, Andoulgas Gonçalves.

Os alunos do polo Currais Novos viajaram mais de 180km até o Partage Norte Shopping para apresentar as tecnologias que estão sendo desenvolvidas nas empresas das mais diversas áreas como: mineração, engenharia e laticínios. 

“A gente veio prestigiar e participar da Secitex para mostrar um pouco mais do nosso projeto na Souza Lima Engenharia que trata da automatização de um robô para que ele seja capaz de fazer a manutenção em pás eólicas.” explicou Ana Clara, residente do EmbarcaTech no polo de Currais Novos, sobre o seu desafio.

Além dos trabalhos apresentados, houve um stand com ações para engajar o público. A produtora Kaliane Silva idealizou uma em que os participantes que assistiram às apresentações e seguiram o LAICA nas redes, puderam girar a roleta e concorrer a prêmios temáticos que iam desde bottons e bloquinhos de notas até cartelas de adesivos. 

O espaço do EmbarcaTech foi um sucesso e recebeu mais de 150 pessoas, inclusive o seguidor número 1000 no Instagram do laboratório.

LAICA na Olimpíada de Robótica

Na Olimpíada de Robótica, a Equipe Tiger, composta por Jessé Ferraz e Levi Matias, competiram por mais um ano com destaque.

A competição é inspirada na Olimpíada Brasileira de Robótica, tendo sido dividida em três etapas. Em cada uma delas o robô precisava passar por diferentes arenas, concluindo trajetos e desafios de resgate.

Os orientadores, João Moreno e Ivanilson França, relataram que a equipe  “brilhou na Olimpíada de Robótica”, conquistando o 2º lugar em sua categoria.

Próximas edições 

Essa edição da Secitex contou com diversos stands que permitiram ao público conhecer de perto a tecnologia e a inovação que têm transformado o estado. 

O evento acontece bienalmente, portanto, espera-se que a nova edição seja realizada em 2027. Acompanhe o perfil do LAICA no Instagram para mais novidades: @laboratoriolaica.

Texto: Tábata Dantas, bolsista de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA)