03/03/2017
Reinauguração do LAICA apresenta novos projetos

Pesquisa e inovação definem o Laboratório de Informação, Comunicação e Automação que funciona no Campus Natal Central do IFRN. Ontem, os coordenadores e alunos do laboratório tiveram a reinauguração do espaço, totalmente reformado nos últimos meses.

Fundado em 2014 pelos professores Allyson Amilcar, Ivanilson França e João Moreno, o laboratório tem realizado diversos estudos em tecnologias de baixo custo e kits didáticos inovadores com o intuito de melhorar de alguma forma a sociedade.

O professor João Moreno, um dos coordenadores, falou do trabalho realizado no ambiente. “Aqui a gente trabalha com quatro linhas de pesquisa: drones, robótica, kits didáticos e automação residencial, Cada um tem importância. Atualmente temos 16 alunos de cursos técnicos e tecnológicos”, explicou.

O coordenador deu detalhes sobre alguns projetos do LAICA. “Hoje nós temos seis que estão sendo fomentados aqui, entre eles um drone, que está sendo desenvolvido para detecção de gases noviços em área de indústria petrolífera, controle de dispositivos infravermelhos e controle de acesso, todos implementados”, detalhou.

Perguntado sobre quem pode participar dos projetos, o professor destacou que qualquer aluno do Instituto Federal pode participar. “Qualquer aluno ou ex-alunos e professores estão aptos e convidados para participar do LAICA, mas o nosso foco principal são alunos do curso técnico do Campus Natal Central”, salientou.

Sobre o futuro da iniciava, João Moreno contou que sonha em ir além. “Queremos consolidar o laboratório e a possibilidade de o aluno deslumbrar a pesquisa já no nível médio. Queremos também abrir o espaço para os alunos de nível superior e estudantes de pós-graduação”, acrescentou.

O diretor-geral do CNAT, José Arnóbio, também esteve na reinauguração do espaço e falou da importância do laboratório para a instituição e comunidade.

“A gente entende que quando investimos em pesquisa, ensino e ações da extensão, fazendo isso de forma interligada, o retorno que a sociedade tem é muito importante, e ver os nossos alunos aplicados na produção de conhecimento e na possibilidade de solução para a sociedade é algo extremamente relevante. Isso é um papel da instituição em mostrar a qualidade que ela tem, em corpo docente e discente”, concluiu.

(04/03/2016)