LAICA É MAKER: laboratório participa de sua décima Olimpíada Brasileira de Robótica e conquista prêmio por sua criatividade

03 de setembro de 2025

O Laboratório Allyson Amílcar Angellus foi representado pela equipe Tiger na competição que aconteceu no último sábado (30).

A etapa estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica aconteceu no último sábado (30) na quadra poliesportiva do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, no Campus Natal – Central. Dentre as equipes competidoras, o Laboratório Allyson Amílcar Angellus foi representado pela Tiger, composta pelos bolsistas Jessé Ferraz e Levi Matias. Além de demonstrar grande evolução, a dupla finalizou o dia com reconhecimento de sua criatividade e capacidade de construir robôs ao levar para casa a medalha Maker.

A Olimpíada Brasileira de Robótica 

Voltada para estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das principais competições científicas do país, tendo como objetivo estimular o interesse em carreiras nas áreas de ciência e tecnologia. A OBR conta com duas modalidades: teórica, que avalia os conhecimentos dos participantes por meio de provas sobre robótica, programação, matemática e lógica; e prática, em que equipes constroem robôs capazes de enfrentar desafios como simulações de resgate em ambientes com obstáculos. 

A jornada começa na etapa estadual, nela se encontram as equipes de diferentes cidades do estado em uma disputa que garante visibilidade, aprendizado e a chance de representar sua região em nível nacional. O LAICA participa da competição desde 2015, colecionando este ano 10 edições.

Robótica como incentivo aos jovens do estado potiguar 

Com base em teses desenvolvidas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), é possível perceber  que a robótica educacional vem ganhando espaço significativo entre os jovens, especialmente no contexto escolar. De acordo com a pesquisa “As representações sociais da robótica educacional para professores do ensino fundamental da rede pública de ensino da cidade do Natal” de Marcelo Bezerra, os professores da rede pública do estado reconhecem a robótica como um recurso capaz de estimular criatividade, desafio e aprendizagem, três elementos centrais na formação das novas gerações. Mais do que uma simples ferramenta tecnológica, ela se apresenta como uma prática que promove a autonomia intelectual, o trabalho em equipe e a resolução de problemas reais, dialogando diretamente com as demandas contemporâneas da educação.

Nesse cenário, a presença da robótica nas escolas potiguares contribui para aproximar os estudantes de áreas estratégicas como ciência, tecnologia e inovação, além de fortalecer o protagonismo juvenil em iniciativas de pesquisa, extensão e competições de alcance nacional. O professor Ivanilson França complementa a tese afirmando que competições como a OBR incentivam não só a busca pela parte técnica, mas também as habilidades sociais dos alunos, haja vista que as equipes precisam estar em constante diálogo. 

LAICA na OBR 

Os bolsistas integrantes do grupo Tiger definiram o seu robô em uma expressão: trabalho em equipe. O MoreNinho, robô de resgate construído pela equipe Tiger, passou por diversas alterações desde a última competição. Jessé explica que foram feitas tantas mudanças no chassi, atuadores e sensores que no final se tornou praticamente uma nova máquina. 

Os jovens Jessé e Levi debutaram na categoria prática da OBR no ano passado com algumas dificuldades técnicas, mas conseguiram evoluir exponencialmente para esta edição. 

“Os meninos foram muito bem, começaram com alguns problemas na primeira fase, na segunda prova se recuperaram e na terceira fecharam com chave de ouro, pegando duas bolas das três possíveis. E por pouco a gente  não zerava a sala de resgate.” avalia João Moreno Vilas Boas, orientador da equipe e coordenador do LAICA. 

Essa evolução rendeu ao laboratório o prêmio Maker, concedido à equipe com melhor desenvolvimento manual e criativo no robô a partir da avaliação de componentes de inovação e resolução de problemas. A próxima edição está logo ali e o desejo de evoluir só cresce!

Ficou curioso para saber mais sobre o que aconteceu na OBR 2025? Confira toda a cobertura no perfil do LAICA no instagram: @laboratoriolaica.

Texto: Mariana Ferreira, bolsista de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA)