05/11/2021
Primeiros alunos concluem o programa Robótica Espacial

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte foi uma das três instituições de ensino potiguares selecionadas para inscrever alunos de nível médio no projeto piloto “Robótica Espacial“. O programa é uma iniciativa pedagógica da Universidade de Brasília e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, com apoio técnico da Agência Espacial Brasileira. Os alunos do Campus Natal-Central pudram se inscrever até o dia 03/05 aqui no site do LAICA.

Atualmente 16 alunos já receberam o certificado de Jovem Cientista após a término do curso. Em breve, novos alunos entrarão para essa seleta lista.

Dentre os temas que serão abordados no curso estão: multímetros, ferramentas mecânicas, motores, microcontroladores, protoboards, leds, sistemas elétricos e módulos bluetooth. De acordo com o coordenador João Moreno, com a iminente chegada da tecnlogia 5G e a chamada “Quarta revolução industrial”, as condições de trabalho sofrerão enormes mudanças. Sendo assim, segundo ele, o curso objetiva preparar os alunos para um futuro cada vez mais”tangível”.

O curso utilizou, através de uma plataforma de autoaprendizagem totalmente digital, simuladores para que os alunos vivenciassem, de forma realista, a criação e a montagem de um robô Rover Vehicle, inspirado no projeto” Artemis”, liderado pela NASA, do qual o Brasil faz parte, por meio da Agência Espacial Brasileira.

A seleção, coordenada pelos professores João Moreno Vilas Boas e Allyson Amilcar, contou com 100 vagas e levou em consideração aspectos como rendimento escolar e participações em projetos de pesquisa para traçar os perfis dos discentes selecionados.

Lista dos alunos concluintes até o momento:

• Alexsandro Alves do Nascimento Júnior
  • Beatriz Gouveia Gadelha