22/08/2017
Pesquisadores do LAICA aprovam quantidade expressiva de projetos

O grupo de pesquisadores do LAICA demonstrou que os projetos estão como grande prioridade no ano de 2017. Ao todo, entre projetos de Pesquisa e Extensão, foram 9 aprovações em diversos editais publicados entre os meses de março e junho deste ano. Alguns coordenadores, como o professor Plácido Neto, optaram por dar continuidade a projetos já em andamento, como é o caso do robô solucionador de cubo mágico, o ARCKO 2.0. Já a professora Sarah Thomaz iniciou uma série de novos projetos, todos vinculados à área da Robótica Educacional, sua grande paixão. Com isso, mais 11 alunos do laboratório foram contemplados com bolsas de pesquisa do IFRN e do CNPq. Agora é colocar a mão na massa para obter bons resultados e, consequentemente, a publicação de artigos e patentes. Os projetos aprovados foram:

PESQUISA

• Criação de dispositivos para automatização de laboratórios do IFRN utilizando tecnologias open source.
  • Desenvolvimento de um sistema web para gerenciamento de controle de acesso para ambientes do IFRN
  • Desenvolvimento de um módulo de irrigação doméstica automatizada com plataforma Arduino
  • SMARTHOUSE: Uma maquete residencial automatizada para ensino da domótica
  • Desenvolvimento de um robô Maze Solver para auxílio no ensino de disciplinas de lógica e programação