24/06/2019
LAICA realiza minicurso de Visão Computacional

Em um mundo atual cada vez mais tecnológico, a visão computacional tem sido utilizada sistematicamente na automatização de sistemas de todos os graus de complexidade. Afinal, através da utilização de algoritmos específicos é possível obter informações de imagens, sejam elas continentais, em tamanho real, ou mesmo microscópicas.

Neste contexto, na quinta-feira (23/05/19), o laboratório de pesquisa em Informática, Comunicação e Automação ofertou um minicurso da ferramenta OpenCV ministrado pelo Eng. Vinícius Pereira da Silva Oliveira, aluno do 3º semestre do curso Técnico Subsequente em Informática para Internet do campus Natal Zona Leste.

OpenCV é a principal biblioteca de código aberto para a visão computacional e processamento de imagem e aprendizagem de máquina, tendo mais de 50 mil usuários ativos na comunidade e número estimado expressivo de cerca de 6 milhões de download em todo o mundo.

“O tema abordado hoje foi a virtualização do estado de um cubo mágico utilizando o OpenCV. A apresentação de minicursos como este, fazem parte da metodologia de ensino durante a construção de um TCC com bom nível acadêmico”, explicou o seu orientador, o Prof. João Moreno Vilas Boas.

A fim prestigiar a participação de alunos campus Natal Zona Leste, o diretor acadêmico Prof. Albérico Canário também se fez presente, além de publicar a notícia no sítio do campus.

Por fim, o aluno Vinicius se mostrou satisfeito com a oportunidade e falou sobre os conhecimentos adquiridos. “O curso Técnico em Informática para a Internet é muito bom e está atendendo bastante as minhas expectativas. Queria ter tido a oportunidade de fazê-lo mais cedo, pois uma base de lógica de programação pode ser muito útil antes de se fazer um curso superior de Engenharia, além de ser um diferencial no mercado de trabalho.”

(24/05/2019)