30/12/2022
LAICA apresenta em reunião pedagógica com a DIATINF do IFRN projetos desenvolvidos em 2022

Integrantes do LAICA participam de reunião técnica sobre desempenho em 2022. Foto: Izabelly Melo.

Na última terça-feira (27), o coordenador do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA), professor João Moreno Vilas Boas, participou de reunião técnica para apresentação dos índices de produção de 2022. Na ocasião, estiveram presentes membros da Diretoria Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação (DIATINF), do Campus Natal Central do IFRN, e líderes dos demais grupos de pesquisas vinculados à diretoria. Além deles, participaram também os professores e pesquisadores do LAICA, Erick Bergamini e Filipe Raulino.

Para o coordenador do laboratório, a reunião foi uma oportunidade de demonstrar a importância das pesquisas desenvolvidas no LAICA. “O objetivo principal foi mapear a atuação e expertise de cada grupo de pesquisa vinculado à DIATINF para participação em editais de fomento, programas de pós-graduação, bem como para facilitar a colaboração de outros pesquisadores”, fala ele.

Sobre o LAICA

Fundado em 2014 por docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), o LAICA conta – atualmente – com polos nos campi Natal – Central e Natal – Zona Leste.

Em 2022, o laboratório ampliou sua rede de colabores discentes para a execução de projetos nas áreas de Domótica, Robótica Educacional, Jogos Digitais e Conectividades. São exemplos destes o projeto “IFRN: O Jogo”, com a produção de um jogo digital para a divulgação da instituição; e “Escola Conectada”, uma parceria entre o governo estadual, a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN) e o IFRN, cujo objetivo é democratizar o acesso à internet nas escolas do RN.

Texto: Izabelly Melo, bolsista do Laboratório de Pesquisa Allyson Amilcar Angelus (LAICA)