Jogos Digitais
A linha de pesquisa de Jogos Digitais engloba projetos que visam desenvolver jogos que possam ser utilizados tanto para entretenimento quanto para fins educacionais. Esta linha abrange diversas áreas do conhecimento, como design de jogos, programação, narrativa e psicologia. Os pesquisadores dessa linha buscam entender como os jogos funcionam, como...
Robótica
Esta linha de pesquisa foca no desenvolvimento e na aplicação de robôs como ferramentas educativas. O objetivo é utilizar a robótica para ensinar conceitos de ciências, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) de maneira interativa e prática. Projetos nesta área podem incluir a criação de kits de robótica para escolas, desenvolvimento...
Sistemas Embarcados
Esta linha de pesquisa se concentra no desenvolvimento e na aplicação de sistemas embarcados para fins educacionais e de pesquisa. Isso pode incluir o design e a implementação de microcontroladores, placas de desenvolvimento e outros componentes eletrônicos para uso em laboratórios acadêmicos. Além disso, pode envolver a criação de projetos...
Tecnologias Educacionais
A linha de pesquisa em Tecnologias Educacionais foca no aprimoramento de métodos e ferramentas de ensino digital. Inclui o desenvolvimento de Metodologias Ativas de Aprendizagem para tornar a educação mais interativa, usando projetos e solução de problemas. Também abrange a melhoria do Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, com ferramentas interativas...
Veículos Autônomos Não-Tripulados
Esta linha investiga o desenvolvimento de veículos autônomos, como drones e veículos subaquáticos, para diversos fins, incluindo monitoramento ambiental, pesquisa agrícola, ou segurança. A pesquisa pode abranger desde o design e a construção dos veículos até o desenvolvimento de algoritmos para navegação autônoma e processamento de dados coletados através de...