Construção de um drone com tecnologia GPRS para detecção de gases nocivos em ambientes industriais

Mesmo com todos os esforços para evitar incidentes, com o decorrer do avanço tecnológico e da quantidade de novos utensílios para garantir a segurança e gerenciamento dos riscos nas indústrias químicas, acidentes e desastres persistem a acontecer. Isso ocorre devido ao farto manuseio de produtos inflamáveis ou tóxicos, com capacidade de causar grandes explosões e dispersões de nuvens tóxicas, comprometendo o ambiente de trabalho, uma vez que põem em risco a vida de inúmeros trabalhadores, além de proporcionar grande prejuízos as empresas. Na tentativa de realizar a analise dos riscos e avaliar se determinada área está comprometida por algum vazamento de gás, garantindo assim a segurança dos operários, o presente projeto tem como intuito idealizar um módulo detector de gases capaz de informar se está ocorrendo algum vazamento naquele espaço. Onde, através do microcontrolador Arduino e quatro sensores de gases, ocorreria o monitoramento da indústria. Em caso de vazamento, há a comunicação entre o usuário e o módulo através mensagem de celular, utilizando a tecnologia GPRS, diminuindo assim os riscos inerentes em consequência do manuseio desses produtos nas indústrias químicas e petroquímicas.

Linha de pesquisa

Sistemas Embarcados
Veículos Autônomos Não-Tripulados

Status

Finalizado

Coordenação

Ivanilson França

Participantes

João Moreno

Membros

João Moreno

Notícias

VER TODAS
20 de fevereiro de 2025

“IFRN: O JOGO” SE DESTACA NA EXPOTEC 2025

O projeto tem como objetivo divulgar e ensinar sobre os campi do instituto através de um jogo digital.  A Exposição Científica, Tecnológica e Cultural (Expotec)…
Leia mais
16 de janeiro de 2025

Um novo começo: IFRN promove experiência prática em programação com EmbarcaTech Hands-On

Alunos de Currais Novos e Natal receberam placas SDK BitDogLab, um kit de desenvolvimento essencial para o aprendizado em sistemas embarcados. Moisés Braz queria aperfeiçoar…
Leia mais