03/11/2021
Conheça a plataforma BIPES

O Bipes (Block based Integrated Platform for Embedded Systems – Plataforma Integrada baseada em blocos para sistemas embarcados) é um projeto criado a partir da experiência de professores das áreas de sistemas embarcados e internet das coisas. Ele permite projetar, desenvolver, programar e testar rapidamente e de forma robusta sistemas embarcados e dispositivos/aplicativos IOT. Uma das grandes vantagens de utilização do Bipes é que não é necessário a instalação de softwares na máquina do cliente/desenvolver já que consistem em uma aplicação Web, permitindo assim que diferentes dispositivos (computador, tablet, smartphones, etc) possam ser utilizados para programação.

Exemplo de leitura de uma placa ESP32 usando programação em bloco na plataforma BIPES.

O projeto foi desenvolvido em parceria com diferentes instituições de ensino, tais como: Universidade de São Carlos (UFSCar), Universidade de São Paulo (USP), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O pesquisador Andouglas, integrante do LAICA, atua diretamente na equipe criadora e mantendedora da plataforma.

Disponibilizado online em meados de 2020 e obtendo a primeira publicação IEEE Access (Fator de Impacto 3.367 – https://ieeexplore.ieee.org/document/9246562) no final do mesmo ano, o Bipes já alcançou chegou a cerca de 5000 usuários, em mais de 60 países diferentes. Atualmente a plataforma está sempre recebendo novas funcionalidades, e hoje já dá suporte a diversas placas, dentre elas Arduino, ESP32, ESP8266, Raspberry Pi (vários modelos), STM32 e Lego Ev3. A ferramenta pode ser acessada diretamente por meio do link (http://bipes.net.br/ide/).